jesus

jesus

sábado, 18 de junho de 2011

ESPÍRITO CONSOLADOR




Quarenta dias depois de ter ressuscitado, Jesus Se despediu de Seus discípulos e ascendeu ao trono celestial. Enquanto observavam como Ele subia ao Céu, dois anjos se aproximaram deles e disseram: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no Céu, há de vir assim como para o Céu O vistes ir.” (Atos 1:10, 11, ARC).
A partida de Cristo não significou que os discípulos ficariam sozinhos. Ele lhes disse: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (João 14:18). Entretanto, lhes daria o “Consolador”: o “Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (v. 26).
Aqui encontramos outro gesto maravilhoso de nosso Senhor. Ele Se foi, mas em Seu lugar nos deixou até hoje a companhia consoladora e poderosa do Espírito Santo, que pode estar com todos ao mesmo tempo, abençoando os crentes e convertendo com poder os incrédulos.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Divindade, junto com o Pai e o Filho.
O próprio Cristo ordenou a Seus discípulos batizar “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). As três pessoas da Divindade agem juntas para trazer graça e paz ao ser humano: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2 Coríntios 13:14).
O Espírito Santo é uma pessoa, não uma força impessoal. Declarações como a que aparece em Atos 15:28 – “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós ” – revelam que os primeiros crentes O consideravam uma pessoa. Além disso, Ele tem uma personalidade, porque ensina (Lucas 12:12), convence (João 16:8) e inspira (2 Pedro 1:21), entre muitas outras ações.
O Espírito Santo é “o Espírito de verdade” (João 14:17) e nos guia a toda a verdade (João 16:13). É Seu poder transformador em nossa vida que nos torna filhos e filhas de Deus (Romanos 8:14). É através do Espírito que Cristo “permanece em nós” (1 João 3:24). E é o Espírito Santo que produz em nós todas as virtudes cristãs:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:22, 23).
O Espírito é onipresente e, portanto, está em todos os lugares ao mesmo tempo. Mas você deve pedir que Ele atue em seu coração.

Citação do livro: Ainda Existe Esperança, Enrique Chaij